domingo, julho 27, 2008

::As beldades do Cinema Moderno::

Outro dia me peguei pensando ao acaso: sempre quando vemos aquelas fotos em preto e branco de divas do cinema temos ali mulheres belíssimas, é verdade, mas na grande maioria das vezes atrizes do cinema clássico americano, no máximo até a década de 50. A coleção de fotos que saiu na Folha ilustra bem isso. Concordo que Marilyn Monroe seja linda,tenho um quadro dela... que Ava Gardner seja deus, como dizia um professor, incluo até Marlene Dietrich, Rita Hayworth e, é claro, Audrey Hepburn no Olimpo. MAS e as belas mulheres do cinema europeu das décadas de 60 e 70, os belos rostos das incríveis atrizes do cinema moderno?
Resolvi então montar um Olimpo das deusas do cinema europeu do meu período favorito.
...E deus criou a mulher

Brigitte Bardot, BB para os íntimos, a musa da Nouvelle Vague.



Catherine Deneuve, a bela da tarde, da manhã, da noite, da madrugada.




Anna Karina, e Godard.




Monica Vitti, e Antonioni.





Liv Ullman, e Bergman.





Fanny Ardant, e Truffaut.






Jeanne Moreau, eterna Catherine cantando Tourbillon de la vie em Jules et Jim

Pensando nesse assunto, me ocorreu de procurar na internet fotos dessas atrizes hoje em dia e de alguns dos atores que trabalharam com elas, não menos bonitos e nem menos competentes, como Alain Delon, Marcello Mastroianni e Jean Paul Belmondo, achei fotos muito interessantes, mas isso fica para outro post.

:: Ideologia, eu quero uma para viver::


Eu não sou uma pessoa maleável, quando eu coloco uma idéia na cabeça, não há quem a tire. Talvez no título coubesse melhor a palavra convicção. Sou uma pessoa cheia de convicções. Não sei exatamente porque resolvi escrever sobre isso, mas senti que precisava.
Eu me nego terminantemente a fazer certas coisas, como, por exemplo, comer carne, comprar um carro ou usar isopor. Não costumo hesitar nessas decisões que pretendo serem para o resto da vida, mas comecei a questionar o outro lado, o fora de mim. Vale ir contra suas convicções para agradar o outro?
Já faz uns seis meses que estou com uma vontade louca de tomar sundae do McDonald's, eu confesso! Eu já tentei todo tipo de sundae que existe por aí, de maquininha de rua, de potinho de geladeira, de sorveteria num copão, mas continuo com vontade, e tudo por causa de um garotinho numa loja que estava comendo um de chocolate, todo lambuzado, virou para o pai dele e disse: "Pai, isso está uma delícia!". Pronto, desde então esse sundae me persegue.
Mas vale cozinhar carne para agradar alguém? A Carla Bruni era de esquerda e casou-se com o Sarkozy...vale? Essas perguntas começaram a me atormentar depois de ver uma araucária de miniatura feita com aquelas pedras brasileiras, um desses itens para gringos, tem de tudo com essas pedras, como aquelas borboletas dentro de vidrinhos. Sou totalmente contra a extração dessas pedras, e então tive que desviar a idéia de presentear alguém que sei que gosta muito de araucárias, porque elas eram feitas de uma maneira que não concordo, e não acho ecológica.
As convicções têm limites ou não? Quão fortes são minhas convicções? O fato é que não tomarei o sundae e não comprei a araucária, assim como não dou meu dinheiro em produtos cujas propagandas são ofensivas, machistas, homofóbicas, ou racistas, e jamais comprarei uma bota de couro de crocodilo. E tenho dito!

quarta-feira, julho 23, 2008


::Declaração de Amor::


Luzineide - Lula Queiroga

Só um pouco do que eu sinto por você
Daria pra tapar o sol
Serei a sua sombra Luzineide
A sua rede de proteção
Metade do que eu sinto por você
Faria chover no seu sertão
Enxuga esse choro Luzineide
Segura e não solta a minha mão

Quando eu não fico perto de você
As bruxas varrem o meu jardim
Por isso é que eu não vou deixar você ir
Nem longe nem perto sem mim
Com tudo o que eu sinto por você
Daria pra encher o seu pulmão
Respira-me profundo Luzineide
Me afoga no fundo do coração

Imagem: Sertão de Mauro Andriole (http://www.casadacultura.org/arte/pint/mauro_andriole/exposicao_mauro_andriole/aquarelas_mauro_andriole_idx.html)