sábado, abril 09, 2011

::O Jogo da Filosofia Aleatória::


Numa folha de papel escreva o nome de dez coisas, podem ser objetos, sentimentos, nomes, bandas, flor, carro, cidade, no melhor estilo STOP (ou adedanha, dependendo de onde você more). Exemplo:
Colher, dor, Jimi Hendrix, rosa, fusca, Capital Inicial, ...E o vento levou, coqueiro, sushi, Paris.
Numa outra folha de papel escreva o nome de dez filósofos, de qualquer época, de qualquer país, de qualquer corrente. Exemplo: Platão, Heidegger, Sto Agostinho, Sartre, Heráclito, Hannah Arendt, Descartes, Benjamin, Hume e Anselmo.
Corte cada uma das folhas de modo que em cada pedacinho fique um nome, coloque os nomes de coisas em um saquinho e o nome dos filósofos em outro, chacoalhe os dois saquinhos, tire um nome de coisa e um nome de filósofo, pronto: esse é o tema da sua palestra para um centro cultural. Exemplos: fusca e sto Agostinho – sobre a felicidade e a simplicidade; Jimi Hendrix e Heráclito – like a Rolling Stone.
Digo isso porque é impressionante como se pode falar de tudo com o “atestado” filosófico. Nas livrarias abundam os livros Glee e a filosofia, Metallica e a filosofia, The Simpsons e a filosofia, heróis Marvel e a filosofia, e mais uma vez o CCBB-SP apresenta uma série de palestras misturando os mais diversos temas a nome de filósofos, esse mês a palestra é sobre Bob Dylan e Adorno! Nada contra a filósofa à frente do projeto, eu mesma tenho um projeto de um livro chamado A Feijoada dos Filósofos; em conjunto com alguns amigos queremos explicar a receita de feijoada de acordo com os mais importantes pensadores da humanidade.


:: A realidade é cruel, sempre! ::

Uma amiga disse:
- Ah, você assistiu a Revolutionary Road? Disseram-me que é um filme bonitinho.
- Meu! Bonitinho? Nada disso, o filme é muito cruel.
Assim foi minha conversa ao telefone depois de assistir a Foi Apenas um Sonho de Sam Mendes. Okay, com muito atraso. O filme retrata um casal jovem que passa, nos primeiros cinco minutos de filme, de adolescentes sonhadores a um casamento com filhos no subúrbio de classe média típico dos anos 50 nos Estados Unidos. Mas no fundo eles ainda são os jovens sonhadores de anos atrás. O título em português, como frequentemente acontece, revela o final do filme, toda aquela esperança e espectativa não passou de sonho, mas o título em inglês é irônico, senão sarcástico. Revolutionary Road é a rua na qual o casal mora no subúrbio, até onde entendi, próximo a New York, e não há nada de revolucionário em suas vidas. O sonho da mudança persiste, pude me ver na personagem de Kate Winslet, mas vi muito mais da minha mãe nela, afinal, eu não tenho marido nem dois filhos. April (Kate) não vê o casamento e os filhos como impedimento para a revolução que pretende fazer em sua vida e na do marido, não se arrepende de ter casado e, acima de tudo, os dois se amam. Mas um pouco como em As Horas e nos livros de Clarice e V. Woolf, a aparente calmaria das coisas esconde um insuportável descontentamento. Os planos frustrados enlouquecem April, ou melhor, são o estopim para na verdade ser a real April, para ela é insustentável que seu marido não tenha a mesma disposição que ela para a mudança, que o homem que ela ama possa detê-la e mais, que possa negar-se a ser feliz com ela, a ser feliz, afinal.

quinta-feira, abril 07, 2011

::Ode à Linha Amarela::


Não serei pessimista, chata nem espírito de porco. Antes tarde do que mais tarde. Antes estação Butantã (mesmo que a um quilometro da USP) que nenhuma estação. Ó LINHA AMARELA, QUANTO POR TI ESPEREI! Ó QUE EMOÇÃO EM ATRAVESSAR SUA PASSARELA ROLANTE!
Depois de seis anos indo para a USP com o trânsito dos pontos de ônibus da Rebouças (ok, o corredor já foi uma vitoria), ir da Consolação à Vital Brasil em 6 minutinhos é mágico, deu vontade de chorar! Ana Rosa – Butantã em míseros 20 minutos. Agora é arranjar um lugar para estacionar a bicicleta perto do metrô para percorrer estação – ECA em menos do que os 30 minutos a pé.

:: Cuidado ::


Atenção, cuidado! Não vá tomar friagem, pois você pode se resfriar.
Não misture manga com leite, pois dá dor de barriga.
Não faça careta em baixo d’água, senão sua cara ficará assim para sempre.
Não coma bolo quente, não vá à piscina após comer, não tome mais de um Yakult por dia, não deixe os chinelos virados de ponta-cabeça, não misture destilados com fermentados, não faça sexo sem camisinha, não dirija de chinelo, não mexa na tomada descalço, não pegue elevador em caso de incêndio... e por aí vai a lista de coisas com as quais temos de ter cuidado na vida. Tirando o elevador em caso de incêndio, já me furtei ao cuidado em todos os casos mencionados anteriormente, sempre que o prédio pega fogo, eu uso a escada mesmo.
Mas outro dia estava saindo de casa e minha mãe gritou:
- Não esqueça de levar uma blusa, e olha lá hein, não vá se apaixonar!

Você não entende nada - Chico e Caetano

Quando eu chego em casa nada me consola

Você está sempre aflita
Lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz a coca-cola, eu tomo
Você bota a mesa, eu como
Eu como, eu como, eu como, eu como
Você
Você não está entendendo nada do que eu digo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia
E quero que você venha comigo
Eu me sento, eu fumo, eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suita, eu tomo
Bota a sobremesa, eu como
Eu como, eu como, eu como, eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr muito
Correr perigo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia
Traga a coca-cola quer eu tomo
Eu tomo
Bota a sobremesa, eu como.