sexta-feira, setembro 04, 2009

Jours 1, 2 et 3

Je me promène
Aqui os dias são imensos, mas ainda não consegui escrever nada, seja aqui, seja no meu diário que pretendo, ou pretendia ter disciplina para fazer aqui. Entre andar por aí e sentar e escrever, prefiro andar, mas talvez adote um método de levar o caderno para passear comigo.
O voo para Amsterdã foi bem tranquilo, para uma primeira vez andando de avião, achei que teria medo, mas as sensações são tão boas que o frio na barriga se torna maravilhoso.
Mentira: comida de avião não é ruim, pelo menos a da KLM não é.
E o leite do café da manhã no avião estava muito bom, muito melhor que o daqui, não sei bem porque mas o leite daqui não é bom. Amanhã vou tentar comprar o UHT, porque o fresco é horrível, um pouco amargo e bem fraco para um integral.
Quase perco a conexão para Paris em Amsterdã, tudo porque esqueci de tirar o celular do bolso ao passar no raio X, aí já era, a mulher me revistou todinha, quase um estupro, me fizeram perguntas. O Pedro e eu atravessamos o aeroporto inteirinho correndo e por pouco não perdemos o voo. Um avião bem menor do que o que veio de S.Paulo, tão menor que balançava bem mais. O voo durou 50min, foi só o tempo do lanchinho, um lanche holandês muito bom, um com queijo e outro com uma mortadela diferente meio apimentada.
No aeroporto esperamos alguns minutos e logo Jean Philippe chegou para nos buscar. Muito simpático ele nos levou ao CROUS e nos esperou lá por um tempo, só que lá as coisas demoraram bastante. Ainda bem que o couch para a primeira noite era bem perto, porque carregar todas as malas foi muito difícil mesmo, tive que parar em vários momentos. Kiahyon, o couchsurfer que nos recebeu foi muito legal, nos deixou num studio só para nós, no mesmo prédio, o mais lindo que eu vi aqui por enquanto.
À noite, mesmo cansada, fomos à Rue Mouffetard, num pub e tomamos um chopp, creio eu, que era francês, por um preço até acessível. Caminhamos um pouco pelo Quartier Latin e voltamos para dormir.
A coisa aqui é que tirando o fato de que não me acostumei com o horário, o dia começa cedo e termina tarde, hoje acordei às 7h30 e já estava bem claro, e escureceu às 21h, então chega 22h e eu estou ainda animada. Afinal, quando os franceses dormem? Porque às 8h a rua está cheia de gente indo trabalhar, muitas mães com os carrinhos levando as crianças para as creches e escolas (eu moro em frente a um Maternelle), e às 21h30 ainda está cheia, a praça de Contrescarpe e a Mouffetard estava lotada de gente nos bares e restaurantes.
O monumento que mais vi aqui: o Pantheon, acho que o vi já umas 7 vezes ou mais, nesses dois dias e meio aqui, é perto da residência e no caminho para a Sorbonne, por isso quero descobrir um caminho que não passe mais por lá, e aí nessa procura eu me perdi hoje pela manhã, e tive que sacar o mapa. Aqui o lance com o mapa é engraçado, e com a câmera também. Quando se está na rua, andando, ou sentado, e mesmo no ônibus, as pessoas te olham de um jeito, aí você saca o mapa ou a câmera e os olhares te fuzilam... aparentemente eles não gostam de estrangeiros. A mesma coisa ao falar, se eu hesito um pouco nas palavras, pronto, a cara de impaciência vem. Mas as pessoas não são antipáticas aqui, ainda não encontrei alguém realmente antipático, ah sim, o funcionário da estação Port Royal do RER, nossa, ele foi grosso.
Verdade: as pessoas aqui cheiram bem e se vestem muito bem mesmo.
Verdade: há muitos turistas por todo lado.
Verdade: todo mundo leva uma baguete p/ casa no fim do dia, é incrível, e realmente elas não são totalmente cobertas, eu não achei nenhum lugar que vendesse toda coberta, então você leva p/ casa tomando o ar de Paris. E a baguete não fica dura depois de um dia, comprei uma ontem à tarde e ela ainda está comestível.
Verdade: a Nutella aqui é barata. a normal é cara, mas o pote enorme, com quase um kg é muito barato.
Ontem comprei minha primeira Cahiers du Cinéma, foi lindo, numa banca no Boulevard St Michel. E hoje comi um macaron, enorme, mas achei muito doce. Il faut aller à Hermé, os macarons mais famosos do mundo. Agora a missão é comprar frutas. Hoje comi um kiwi no bandejão daqui, se bem que chamar de bandejão é mancada. Não é tão barato,mas a comida é maravilhosa, comi bata frita e peixe, um creme de groselha maravilhoso, AH, COMI GROSELHA, a fruta mesmo! Enfim, salada e kiwi.
Hoje eu precisava escrever porque hoje, enfim, eu chorei. De dia eu chorei de raiva porque não consegui fazer o velib, as bicicletas daqui, e deu tudo errado, e chovia, e só aceita cartão com chip e eu tive que abrir uma conta no banco. No passeio do fim da tarde eu chorei de alegria, quando desci até o Seine, A Seine, como eles chamam aqui, vi o rio, andei ao lado dele, vi o sol se pôr atrás da Tour Eiffel, quando cheguei na Place des Vosges, e na volta quando passei pela Cardeal Lemoine e vi onde o James Joyce terminou "Ulysses" e onde o Hemingway morou durante os anos que descreve em "Paris é um Festa".
O Oliver vem me visitar no fim de semana da Festa do Patrimônio, dia 18,19 e 20. E amanhã vou ver o Nabil.

Nenhum comentário: