sexta-feira, outubro 23, 2009

Jours 36 - 51 (mais fácil seguir as fotos...)

A primeira semana de aulas se passou muito bem, um professor meio enrolão num dos TDs (trabalho dirigido, cd matéria tem essa matéria anexa),mas de resto os professores me parecem muito competentes e mesmo simpáticos. Na sexta dia 9 fui ver O Avarento (L'avare) de Molière na Comédie Française, o teatro mais importante da França, creio eu. O teatro em si é genial, a Sala Richelieu, lindíssima e confortável, o espetáculo então, de tirar o fôlego. No começo foi um pouco difícil entender,mas depois peguei o jeito, por ser um francês diferente do que estou acostumada,é meio complicado.
No sábado em seguida resolvi ir na Feira de Livros Antigos e Usados de Paris, no parque Georges Brassens, que, eu não sabia, era um cantor francês muito querido. Por essas coisas estranhas do destino que vivem me acontecendo em Paris estava tendo uma festa lá em homenagem ao cantor, então pude ouvir algumas músicas e desfrutar do parque de maneira mais especial, inclusive havia uma fanfarra de lycée (o ensino médio daqui) que tocava músicas muito divertidas, dançando e com roupas coloridas, bem diferente da nossa idéia de fanfarra, que, ao meu ver, não evoluiu desde os tempos de Getúlio... Comprei um super pesado e lindo livro sobre cinema por um preço ainda mais super que camarada e saí feliz para passear mais pelo sul de Paris e depois ir, finalmente, a Pierre Hermé, experimentar O macarron.O macarron é a melhor coisa que o ser humano inventou, ok, ok, tem também o bolo, o chocolate, a geléia, o pão, ah, e também a penicilina. Mas O MACARRON do Pierre Hermé de maracujá com chocolate e o de rosas, valeram cada centime!
À noite fizemos por aqui uma soirée com muita comida. Zoé fez crepes de sobremesa (me esbaldei no crepe com Nutella e com confiture), Kioungmi fez um prato coreano delicioso, Soo-ok escolheu um ótimo vinho e eu fiz guacamole sem coentro porque não achei de jeito nenhum isso por aqui =(  Mesmo assim as filles adoraram. Jelena e Noelle juntaram-se a nós e ouvimos muita música, dançando ao som de Spice Girls e It's raining man.
No domingo fui à central de gestão da linha A do RER com o Jean Philippe pela manhã e depois visitamos a Galerie Lafayette...mon dieu, quanta coisa linda. Já tinha ido na Printemps, ver as roupas estilo Sex and the City na sua frente, é lindo. Pena que esse tipo de arte (porque moda É arte) é explorado de maneira extremamente superficial, não reclamo que seja caro, ça va, quadros e esculturas são caras, são peças únicas, objetos de design a gente paga pela idéia, e não pela utilidade, mas o problema é como ela é encarada, triste fim de um sapato Manolo Blanick, ir parar em pés ricos que não compreendem o esforço criador... Depois disso voltei a Montmartre para festa de Vendanges, para a qual não fui suficientemente preparada (meaning:com dinheiro e paciência) e acabei adquirindo somente 4 salames artesanais saborosos, não sabia que teria tanta coisa à venda, desde vinhos de cada região da França, até escargot. Fui com uma garota belga que conheci no curso de francês, que já começou a se revelar um pouco menos simpática e agora nem nos falamos mais, on a coupé le pont! Acho que ela não entende um estrangeiro, é claro que fazemos comparações a todo momento, é natural, pra melhor ou pra pior, é natural, mas ela perdia a paciência comigo e, mais do que eu mesma, achava sempre que estava certa, até quando explicava para Jinlee (uma garota coreana amiga nossa) porque o Brasil mandou soldados para Itália durante a II GM, ela queria apresentar razões muito absurdas e falando que eu estava errada, mas catzo, é meu país né, eu é que sei...
Durante a semana foi o sofrimento de achar um sapato, uma bota, algo impermeável, bonito, confortável e barato. Fui à Place de la Republique, onde há uma rua só com lojas de sapato e não achei nada, botas femininas muito bonitas,mas de salto e não muito práticas. Remarque: todo mundo aqui usa salto alto, pra ir na faculdade, na igreja, no mercado, toda mulher se veste super bem e usa salto, faça chuva faça sol. A história acabou na quinta dia 15, quando comprei uma bota lindíssima da Timberland em Clignancourt, super linda, longa, e que se revelou desconfortável depois, a novela fechou mesmo foi é na sexta, quando troquei por uma bota de caminhada mesmo, mais barata um pouco, na mesma loja, da Caterpilar, com a qual estou muito satisfeita agora.
Nessas caminhadas acabei encontrando, muito por acaso, o lugar onde os irmãos Lumières fizeram a primeira projeção de cinema da história, fiquei toda emocionada diante do prédio, imaginem, a primeira vez que o mundo viu o cinema!
No sábado dia 17 fui ao Jardin de Luxembourg, debaixo de uma baita chuva, encontrar um francês super simpático (e,confesso, muito lindo) que conheci no CouchSurfing e que quer aprender português, empenhado, chegou mesmo com um caderninho, dicionário e caneta. Ganhamos no jardim um vaso de flor, que anima minha casa, tomando frio na janela e dormindo quentinho na mesa, uma flor que se chama "pensamento" aqui, um apelido.
No domingo 18 acordei cedo e peguei a sessão das 9h no cinema do Forum des Halles com a Jinlee para ver Thirst, um filme coreano do mesmo diretor de Oldboy, interessante, reinventando o cinema de vampiro, não conto mais. Depois fomos encontrar com Kyoungmi, Jelena e Zoé para o brunch do CROUS, isso mesmo, o bandejão tem um brunch E, isso mesmo, até os franceses aderiram ao brunch. Por 2,90euros comemos até dizer chega, cereal, queijo, presunto, omelete, batata, croissant, pão, suco, leite...uffa. E tudo super gostoso. Não consegui nem jantar depois. No fim da tarde fui com Jelena e Noelle ver Acossado na Cinematèque (tem lugar mais mítico para ver esse filme mítico?). As meninas não gostaram, mas eu amei o momento, tudo foi lindo e perfeito. "C'est vraiment dégueulasse".
Na segunda fui no quizz do Couchsurfing num pub, já tinha ido uma vez e dessa vez foi ainda mais divertido, mesmo que a equipe em que estava não tenha preenchido quase nada do quizz, nos divertimos muito.
Na terça eu me dei conta de que a família para qual trabalho mora do lado de Montmartre,então antes de buscar as crianças na escola fui no Cemitério de Montmartre "visitar" François Truffaut. Há várias figuras ilustres lá, e tumbas cheias de fru-fru,como a de Dumas que é um absurdo. Achei o cemitério maos parecido com o da Consolação,mais amontoado, porque o de Montparnasse era tudo muito grande. Ainda resta Père Lachaise...Jim Morrinson. Zueira, Piaf e Wilde.
Com as aulas começadas fica mais difícil passear, mas eu recebi finalmente meu Vélib então cada vez que ponho o pé para fora de casa tenho vontade de andar de bicicleta, nem que seja por 200m. Ontem fui com a Zoé na Tour Eiffel às 23h, aniversário de 120 anos da torre, e quando chegamos lá começou a cair o mundo e a festa já tinha acabado, valeu pelo passeio de bicicleta à noite, a vista, a dança na calçada cantando "I sing in the rain, just singing in the rain...". Nessas horas minha super duper capa rosa que chama super atenção por Paris me salva!
Aliás, como tem chovido por aqui, parece São Paulo, e agora o boletim do tempo:
Brincadeira, mas até que saiu um solzinho faz 10 minutos. Vou tomar um café com as tias do Renan que chegaram em Paris. Por falar em café, café noisette é só café com leite, triste,eu achei que tinha alguma coisa a ver com nozes, mas ontem comprei um baguete como nozes maravilhosa, e ganhei um pão au chocolat da Noelle.
Noelle, super fofa, sempre me dá coisas gostosas, chocolates, pão, e quando cozinhamos trocamos um pouco de comida. Agora ela comprou uma máquina de fazer arroz e está super feliz.
Como eu escrevi "super" nesse post. Próximo post: hiper!

Allez, au revoir.

Nenhum comentário: