segunda-feira, outubro 10, 2011

Vejo novela sim, e daí?

Já tem algum tempo que escrevi esse texto em meu caderninho para passar a limpo para o blog, mas hoje achei o dia ideal para falar no assunto, quando estou desolada por perder o capítulo da novela das nove logo num momento essencial para a trama.
De onde tiraram a ideia de que se você estuda filosofia, sociais, enfim, humanas "meio-intelectuais-meio-de-esquerda", como diria meu querido Antonio Prata, você não pode assistir à televisão? Pior: de onde saiu a ideia segundo a qual pessoas inteligentes e cultas (cof cof) não assistem à Globo e semelhantes? Toda e qualquer coisa que a maioria das pessoas faça é estritamente proibida aos integrantes da inteligentsia, seja comer um certo prato num certo restaurante, seja ouvir Beyoncé, sob o risco de ser tachado de futil ( o horror,oh!). Luciana Gimenez, Pânico na TV e novelas da Globo são as drogas mais pesadas.
Okay, me excluam do grupo dos privilegiados de inteligência, eu não me importo. Às vezes cansa viver no mundinho intelectualóide e só falar coisas profundas (cof cof). Desde a refilmagem de Ti Ti Ti ano passado no horário das sete, que acompanhar as tramas das novelas televisivas me interessa. Não todas, é verdade, é como filmes e séries, ué, nem todos me agradam. Ti Ti Ti me divertia muito, eu ria loucamente, e quando dela fiquei orfã aderi ao Cordel Encantado pela beleza, trilha sonora e tema nordestino, à la Hoje é dia de Maria, e agora estou com a Fina Estampa, previsível mas com personagens cativantes. Ah sim, O Astro não tem sido nada mau, com estilo kitsch e num horário bem mais atraente que as demais.
Podem me crucificar, mas dei pulos de alegria quando soube do reprise de Mulheres de Areia no Vale a Pena Ver de Novo. Poxa, o Tonho da Lua marcou minha infância. Afinal, me digam o que alguém tem de tão especial e "diferenciada"  que a impede de sentir a mesma atração por tramas novelescas que outros milhares de pessoas? Ok ok ok, há que se resguardar da alienação (cof cof) e se proteger das ideologias consumistas da publicidade global. Mas não é ruim se deixar levar por alguns minutos do dia, e não por toda a vida. Até agora ninguém me convence de que novelas emburrecem pessoas.
Chega da torre de marfim que está na hora da minha novela.

Um comentário:

Luana disse...

Te compreendo amiga...além do mais até improvisei uma antena aqui em casa para vc se deliciar com Fina Estampa....te amo!