sábado, outubro 13, 2007

::Vivendo e aprendendo::


himeneu
Acepções
■ substantivo masculino
1 enlace matrimonial; casamento
2 bodas, festa de núpcias

Etimologia
gr. huménaios,ou 'canto nupcial; matrimônio'; ver himen(o)-; f.hist. 1572 hymeneo (Fonte: Dicionário Houaiss / deparei-me com essa palavra num conto de Sade)


::Sábias Palavras::


"Everybody is somebody's fool"
Orson Welles em A Dama de Shangai


::My headphones saved my life::


I see who you are - Björk

I see who you are
Behind the skin
And the muscles

I see who you are, now
And when you get older later

I will see the same girl
The same soul
Lioness, fireheart
Passionate lover

And afterwards
Later this century
When you and I have become corpes

Let's celebrate now all this flesh on our bones
Let me push you up against me tightly
And enjoy every bit of you


::Divagações no Escuro::


Welcome to São Paulo

Lembro que quando saí da exibição de Paris, te amo, na Mostra do ano passado, pensei que seria muito interessante se fizessem um filme como aquele sobre Sampa. Algum tempo depois descobri que não fui só eu que pensei nisso, e que o filme já estava quase pronto. Bem - vindo a São Paulo reúne também vários curtas sobre a cidade da garoa, porém, sem um tema em comum, e então, o que faz a ligação entre os curtas é uma espécie de narração, em imagem e som, na voz de Caetano Veloso.
Já no começo percebo o tom do desastre, a história da cidade é contada, do descobrimento aos dias de hoje, passando pelos bandeirantes, é claro, acompanhada da imagem que vai do mar, subindo a serra, até chegar ao nossa planalto, e o texto parece ter saído de um livro de história da quarta série do ensino fundamental. "Extrativismo"? Logo no começo de um filme, soltar essa palavra, é a prova do didatismo que se seguirá.
Com exceção de dois ou três curtas, como o da Daniela Thomas, que filma lindamente o Elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão, todos os outros esquecem que existe uma coisa chamada sutileza, e vão bem direto aos clichês sobre metrópoles: solidão, desperdício, pobreza, trânsito intenso, miscigenação, correria e por aí vai. E, apesar de ficar claro que São Paulo é imensa, quase não se vêem os bairros, vemos o centro velho, o centro novo e algumas imagens de bairros próximos.
Sinceramente, acho que Caetano Veloso não teve nada a ver, ele não tem sotaque de paulista e dá as boas vindas aos que aqui chegam, apenas aos que chegam, porque o filme não é para os que aqui vivem. A expressão "para gringo ver" encaixa-se perfeitamente aqui, e eu até duvido que seja uma propaganda boa,o filme é deprimente.
Num determinado momento ficamos sabendo que numa votação para escolher a música que melhor representa a cidade ganhou Trem das Onze e, em segundo lugar, Sampa, mas o que ouvimos, incansavelmente, é a segunda, e a primeira vem como um alívio ao final, uma redenção pelo filme todo, um prêmio de consolação...

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