domingo, agosto 17, 2008

::O metrônomo que queria ser iPod::


Outro dia estava eu voltando da aula semanal de piano, feliz, alegre e saltitante, atravessando a rua, quando uma vizinha de prédio me encontra e diz:
-Você não tem medo que roubem?
Fiquei com uma cara de tacho sem saber do que ela estava falando, não uso relógio, não carrego nada de valor, ando de ônibus, o que poderiam me levar? As calças? Ela então olhou para minha bolsa, como se alguém pudesse nos ouvir se ela revelasse o que, afinal, eu tinha de tão valioso - Carrego muitas coisas quando vou às aulas, por isso levo uma bolsa de praia, de plástico colorido mas transparente, bem praia mesmo, uma sacola para dizer a verdade.- Olhei atentamente para a sacola e não vi nada demais.
Olhei então de volta para a mulher, com cara-de-ponto-de-interrogação e ela disse:
-Seu iPod.
Nossa, meu metrônomo quase saltou da bolsa de felicidade! Sim, era meu metrônomo, solto e livre aparecendo na bolsa. Nunca passou pela minha cabeça que ele realmente se parece com um iPod e muito menos que se alguém visse ele comigo poderia querer roubar achando que ele fosse um tocador de MP3. Tentei explicar isso à minha vizinha, mas ela sequer sabia o que era um metrônomo, o que me fez sacá-lo da bolsa, todo cheio de si que ele estava, no meio da praça, ligá-lo e mostrar para que serve: bom, apenas para marcar o tempo. Mesmo assim ela não entendeu, tive então de explicitar que serve para os músicos, para que não saiam do ritmo etc, lembrei dos mais antigos que batiam uma espécie de pêndulo de um lado para o outro, tac-tac-tac-tac ou tac---tac---tac---tac ou ainda tac------tac------tac------tac
Aparentemente nem todo mundo viu Seven, em que um dos personagens só conseguia dormir com o metrônomo, de madeira, aquele lindo, funcionando. Nem Ensaio de Orquestra do Fellini, em que músicos revoltados substituem seu maestro por um metrônomo gigante. Aquele modelo de metrônomo está para os modelos atuais como a vitrola está para o tocador de MP3.
Dada essa nova descoberta, começo agora a “esconder” meu metrônomo entre os livros, acho que livros ninguém vai tentar me roubar, vão confundí-los com o que?


Nenhum comentário: