quinta-feira, junho 14, 2007

::My headphones saved my life::


Happy Together - The Turtles

Imagine me and you, I do
I think about you day and night, it's only right
To think about the girl you love and hold her tight
So happy together

If I should call you up, invest a dime
And you say you belong to me and ease my mind
Imagine how the world could be, so very fine
So happy together

I can't see me lovin' nobody but you
For all my life
When you're with me, baby the skies'll be blue
For all my life

Me and you and you and me
No matter how they toss the dice, it has to be
The only one for me is you, and you for me
So happy together


::A não ser que::


Um livro de "auto-ajuda" é algo que não faz o menor sentido, pelo menos para quem sabe o mínimo de português. Se é AUTO ajuda, não é necessário um livro e se é um livro que te ajuda não é você mesmo e por isso não é auto-ajuda, faz sentido? A não ser que...
A não ser que eu mesma escreva um livro para me ajudar, aí ele será um livro de auto-ajuda. Como nunca acreditei no poder de um livro para me ajudar em algo, pelo menos não diretamente, porque Clarice Lispector, Virginia Woolf e outros me ensinaram muito, resolvi escrever um livro para ajudar a mim mesma.
Um desabafo, um esvaziamento de tudo que estou cansada de conter em minha memória.
Wish me luck.


::Carta aberta a minha ex-ibicionista::


Darling,
Eu não quero saber com quem você transou ou deixou de transar, o que eu queria é que você apenas fizesse amor, comigo. Mas não há o que ser feito, não é mesmo?
Já que eu não existo, eu sou apenas um avatar de um passado distante, com o qual de vez em quando você troca algumas palavras, simpaticamente, mas eu sou virtual, não sou parte da realidade.
Eu queria sofrer uma lobotomia, uma espécie de lavagem cerebral, servir de experimento para a máquina de Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. Com certeza seria você que eu escolheria deletar, mesmo que tudo saísse errado, seria a melhor opção. Seria ótimo poder vê-la, ouvir seu nome, ver sua foto e não sentir minhas pernas tremerem, meu coração acelerar e um suor frio percorrer minha espinha, como se a memória procurasse e a resposta fosse: DADOS INSUFICIENTES PARA REAÇÃO, um conjunto vazio.
Tudo isso porque você já me esqueceu. Talvez ainda se lembre de meu nome e o ligue a uma fisionomia em particular mas às suas lembranças não vêm os sentimentos, as sensações ligadas a mim, os cheiros, as cores, os sabores daquilo que um dia tivemos. Os encontros às escondidas nas datas comemorativas, as alianças trocadas - um pacto? - sua mão quente na minha, nossos abraços, seu sorriso, nossos apelidos íntimos.
Hoje tudo que você tem deve ser exibido, seu corpo, suas ações, seus sentimentos. Você porta como um estandarte o corpo que um dia eu quis ter só para mim, as ações que eu nunca achei que você fosse capaz de cometer e os sentimentos que envolvem necessariamente ir para cama com alguém e fazer bem feito, para que seja memorável e espalhável.
Não seria exibível um amor como o que tivemos, pelo menos como o que eu tive por você, ainda tenho, você não o exibiria porque ele não é reproduzível, ele é único e foi esquecido.
Sweetie.


::Espero que sejam Sábias Palavras::


"Relaxa querida,você vai achar fruta melhor,tenho certeza, alguém muito melhor, que seja inteligente
de verdade, que saiba ter diálogos como os de Gilmore Girls ... Porque você fala meio rápido também. Que te leve para o campo, para que você não fique tão estressada, que te entenda de verdade, uma pessoa que te ame intensamente e que não seja algo tão exagerado. (...) E olha que praga de amigo gordinho e meigo pega."
Meu amigo meigo


::A pergunta que não quer calar::


Por que toda luta tem de ter seu preço?

segunda-feira, junho 11, 2007

::My headphones saved my life::


Para quando for a Praga, um dos meus destinos dos sonhos.

All Dressed Up - Damien Rice

I pack my suit in a bag
I'm all dressed up for Prague
I'm all dressed up with you
All dressed up for him too

Prepare myself for a war
Before I even open up my door
Before I even look out
I'm pissing all of my bullets about...

Wrap myself in a bag
I'm all wrapped up in Prague
I'm all wrapped up in you
I'm all wrapped up in him too

Prepare myself for a war
And I don't know what I'm doing this for
Trying to let it all go
But how can I when you still don't know?

I could wait for you
Like that hole in your boot
Waiting to be fixed
I could wait for you
What good would that do
But to leave me bruised?

Darlin' - here's to you and your lover
Darlin' - I got years.

Pack my suit in a bag
All dressed up for Prague

Pack my suit in a bag
All dressed up for

::Aprendizados da migração Leste-Oeste::


Existem várias leis tácita no transporte público,uma delas, principalmente no ônibus, é a seguinte: o lugar que ficar vago será daquele que estiver em pé mais próximo do lugar em questão. Acontece que muitos não respeitam isso, estão a uns 10 passos de distância e quando alguém levanta se jogam em cima daquele lugar lindo que de repente ficou vazio, isso quando não jogam bolsas, casacos, para dar tempo de chegar.Eu odeio isso.

::Sábias Palavras::


"Eu não sabia que existiam prostitutas de óculos. Mas existem." Haruki Murakami , Dance Dance Dance

::Divagações no escuro::


O Tigre e a Neve

Podem falar o que quiserem, que o filme é nada mais nada menos que uma variação de A vida é bela, que Roberto Benigni é forçado, que ele tenta imitar o Chaplin, não me importa, o filme novo de Roberto (imagine a Sofia Loren falando seu nome como no Oscar) é maravilhoso, poético, engraçadíssimo e muito triste. Assim como A vida é bela? Sim, os dois são dignos desses adjetivos, os dois falam da guerra mas os dois merecem ser reconhecidos como filmes diferentemente memoráveis.
Muito mais romântico que seu antecessor, O Tigre e a Neve mostra um homem que qualquer pessoa gostaria de ter apaixonado por si. Se antes eu pensava que se alguém me descrevesse como José de Alencar descreve Amélia em Senhora eu casaria na mesma hora, agora meu espírito romântico desacreditado acha impossível que alguém real faça tudo o que se faz por amor nesse filme.
De qualquer forma vale à pena sair de casa para ver o filme, dar um tempo a seu coraçãozinho para que ele ainda acredite no amor romântico, ou esperar sair na locadora e ver naquele dia em que você está com vontade de protagonizar a cena inicial de O Diário de Bridget Jones.

Inconscientes

Comédia para se descabelar, uma piada inteligente com a psicanálise de Freud, dividido em capítulos que têm nomes de complexos descritos pelo "destruidor psicanalista", como 'a inveja do pênis', o filme é bem feito, rico em diálogos e situações engraçadas, cheio de reviravoltas, final revelador, realmente prende a atenção. Não sei dizer o porquê mas a cor amarela prevalece dando um quê especial e o estilo remete aos filmes do início do século.

Labirinto de Paixões

"Que overdose!" Por falar em comédias, filme de Almodóvar de 82 que faz o cinema vir a baixo de tanta risada, eu ria do filme e das risadas alheias. Creio que nunca ri tanto no cinema, nem em O Cheiro do Ralo.
Muito anos 80, aquelas cores trash da década, história "non-sense at all", situações tão cômicas que talvez seja melhor ver o filme de fralda. Muito se fala sobre sexo, é claro, e há até piadas escatológicas. Inesquecível ver meu Pedro querido travestido. Hilário. "Gran ganga, gran ganga, lárálárálárá..."

sexta-feira, junho 01, 2007

::My headphones saved my life::


Meu Erro - Paralamas do Sucesso

Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas
Eu não quero ti ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria
Oh meu deus era tudo o q eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone jamais

Mesmo querendo eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros
Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Intão não me chame
Não olhe pra trás


Blue Moon - versão "Revisited" do Cowboy Junkies

Blue Moon
You saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
Blue Moon
You know just what I was there for
You heard me saying a prayer for
Someone I really could care for

And then there suddenly appeared before me
The only one my arms will hold
I heard somebody whisper please adore me
And when I looked to the Moon it turned to gold

Blue Moon
Now I'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

::Em algum lugar do passado::


Ontem foi noite de Lua Azul, a última, pelo que me lembro, foi no dia 31 de julho de 2004. Dizem que noite de Lua Azul é noite de sorte no amor, por isso eu fiquei em casa, assistindo televisão debaixo das cobertas. Após a Lua Azul de 2004, achei que seria mais seguro ficar na minha casa mesmo. Relembro então um texto que escrevi no meu blog da época depois daquela noite (com as correções gramaticais e ortográficas pertinentes depois de 3 anos melhorando meu português):

O amor e a felicidade estão intrinsecamente ligados?Por que passar 6 horas às vezes parece uma eternidade e às vezes parece ter passado apenas 2 horas? Por que na maioria das vezes que acontece isso estou com quem amo,quando eu gostaria que 1 hora durasse uma eternidade? Por que é preciso apanhar tanto,zangar-se tanto,brigar tanto para depois descobrir que te amo de verdade? Por que vemos tudo mais perfeito na pessoa que amamos? Como um olhar pode ser tão cheio de significado? Significado este que milhares de palavras não explicariam. Passei tanto tempo esperando,chorando e achando que tudo daria errado para numa fração de segundos, quando te reconheço do outro lado da rua, tudo virar fumaça e meu coração bater a mil,minha boca ficar seca e a única coisa que conseguia fazer era olhar-te,como nunca,para sempre!

::Sábias Palavras::

"Eu aborto
Tu abortas
Todas calamos"
Espécie de "colagem grafite" na entrada do Teatro Fábrica

::Divagações no escuro::


Violação de Domicílio

O filme todo é uma grande metáfora sobre a situação palestina atual, a tomada de espaços pelos israelenses é vista de uma forma até poética. Gandhi fez escola e o pai de família quer uma luta por meio da paz, da "desobediência pacífica" mas muitas vezes o ódio não é controlável.
Godard também fez escola e a câmera chega a ser tão próxima que parece que estamos lá, naquela casa invadida e violada, naquele lar. A técnica do faux raccord (aquela coisa que parece que o DVD está pulando ou que faltou alguma parte da película) foi a melhor que vi nos filmes de um ano para cá.

O Passageiro

O que fazer para mudar de vida quando desta dependem tantas outras vidas? A liberdade não é livre arbítrio mas nem por isso tudo é determinado, não lembro de quem é a frase, mas "liberdade é fazer aquilo que você quiser daquilo que fizeram de você".
Tavez seja preciso descobrir sua própria identidade antes de trocá-la com a de outrem.
Mesmo que você não goste de Antonioni o filme valerá pela última seqüencia. GENIAL.

::Aprendizados da migração* Leste-Oeste::


Isso eu já sabia, mas é sempre reforçado: NUNCA, JAMAIS, saia de casa sem um guarda-chuva na bolsa.

*Valeu Lu por me fazer perceber que migramos e remigramos todos os dias.