terça-feira, maio 08, 2007

::Divagações no Escuro::

Eu, você e todos nós


Preciso falar desse filme mas não sei ao certo o que dizer. Começo então pelo fim.
A série Confissões a que dei início nesse humilde blog teve inspiração nesse filme de Miranda July, ela escreveu, dirigiu e atuou nele.
O filme mostra cada um de nós, todos ou ninguém, depende do seu ponto de vista. Conto o meu. Para mim aquelas personagens são tão reais, bem como as situações que vivem, que quando o filme acabou tive a impressão de que ele não terminava ali e fiquei curiosa para saber o que aconteceria àquelas pessoas depois. É uma espécie de complexo voyerista muito discutido por diretores (como Hithcock em Janela Indiscreta) e pensadores do cinema, essa vontade de ver a vida das pessoas sem que elas nos vejam. Mas o filme mostra um íntimo que não teria a audiência de um Big Brother Brasil, um íntimo que, se quiséssemos, se prestássemos verdadeira atenção àqueles que nos rodeiam, poderíamos perceber, mesmo que nebulosamente. Afinal, aquelas pessoas podiam ser suas vizinhas, a menina do enxoval, as garotas que querem ser adultas ou você mesmo pode ser aquele que queima a mão para salvar a própria vida.

::My headphones saved my life::


Would You Be Happier - The Corrs (trecho)

Have you ever wonder where the story ends, and how it all began, I do
Did you ever dream you were the movie star with popcorn in your hand, I did
Do you ever think you're someone else inside, when no one understands you are
And wanna disappear inside a dream but never wanna wake, wake up
Then you stumble on tomorrow, and trip over today

Would you be happier if you were someone together
Would the sun shine brighter if you played a bigger part
Would you be wonderful if it wasn't for the weather
You're gonna be just fine

::Equilíbrio (da série Confissões - Eu (I)::


neste --------------------------- depois
antes ----------------------- instante

---------------- eu ---------------------
------------- inconstante -----------------
----------- desequilibrada ----------------


::A noite que passei com ela (da série Confissões - Todos nós (I)::


Toda aquela bebida não foi o suficiente para me fazer esquecer que ela estava ao meu lado. A TV ligada já não me chamava atenção, sua orelha sim me chamava e eu fui em direção a ela. À sua orelha, seu pescoço, sua bochecha, sua boca.
Perdi-me.
A TV ficava cada vez mais distante, aquele carnaval de sei-lá-onde não me importava mas só o meu carnaval e o dela, aquele carnaval de quatro braços e quatro pernas.

::Sábias palavras::

"Temo que os bichos considerem o homem como um semelhante que se privou da razão animal sadia, como um animal no delírio, que ri e que chora, como um animal infeliz." Nietzsche em A Gaia Ciência.
"A atração sexual é a tônica da nossa civilização." Henri Bergson

Nenhum comentário: